BLOG LABORATÓRIO DE ANATOMIA - O MELHOR DA ANATOMIA ESTÁ AQUI!

Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia

TRADUTOR

13.3.12

Anatomia - O Melhor da Anatomia


Matéria editada em: 19/08/2016




O Blog Laboratório de Anatomia surgiu em 2008 com o objetivo de facilitar o estudo da disciplina de Anatomia Humana. Eu desenvolvi apostilas, tutoriais e jogos e os postei no blog para que estudantes e professores  pudessem ter, em língua portuguesa, uma alternativa gratuita e atualizada  sobre Anatomia. Na época nenhum site disponibilizava textos ou imagens gratuitamente, você tinha que pagar para poder visualizar uma apostila ou uma apresentação de "slides" que, na maioria das vezes, era material desatualizado e até mesmo com erros absurdos.
Aprendi durante muitos anos de estudo de Anatomia que não existe Dr. que não cometa uma gafe. Qualquer um pode errar, porém só os Grandes admitem seus erros e os corrigem rapidamente para não prejudicar seus alunos.

Este Blog é dedicado a dois ícones da Anatomia Humana no Brasil :
Profª. Drª. Djanira Aparecida da Luz Veronez
e Me. Érick Watanabe
Eles, com seus exemplos de disciplina, ética e qualidade no ensino da Anatomia fizeram com que eu me apaixonasse por essa disciplina maravilhosa. Espero que, como eles, meu Blog desperte em muitos estudantes esse amor pelo conhecimento sobre o corpo humano.

Muito obrigado aos professores com quem tenho trabalhado e que muito me ensinam diariamente.Em especial aos professores: Me. Prof. Hélio Más, Prof. JR Guidetti, Prof. Paulo, Prof. Antonio, Profª Marion Vecina, Profª Denise, Profª Daniela, Prof. Hélder, Prof. Antero entre outros que não citei mas que não deixaram de contribuir com meu aprendizado.
Muito obrigado às almas daqueles que nos deixam desvendar os segredos de seus corpos. Que estejam ao lado de Deus desfrutando da glória de poderem ensinar mesmo depois de mortos.
Muito obrigado a vocês estudantes, que com suas dúvidas têm me ensinado muito e que fizeram deste blog O Melhor da Anatomia!

Arnaldo Fernandes da Silva
Blog Laboratório de Anatomia





Antes de iniciar a abordagem sobre os conceitos básicos da anatomia humana, eu gostaria de ressaltar a importância dessa disciplina na formação do profissional da área da Saúde.
Sendo a Anatomia uma disciplina de base é de bom senso deduzir que sua importância seja fundamental para o aprendizado de outras disciplinas correlacionadas.

O  aprendizado eficiente, em qualquer disciplina, depende basicamente do interesse do aluno. Não é possível aprender nada se não houver interesse pelo que se aprende. Nenhum Mestre ou Doutor  será capaz de incutir informação em uma mente dispersa e sem interesse.
Conhecer os detalhes do corpo , sede da consciência,  do ser mais evoluído deste planeta não é tarefa fácil, mas o sentimento de satisfação que nos invade ao absorvermos gradativamente a compreensão do que somos e como somos é muito gratificante. Quanto mais se aprende, descobrimos que muito mais ainda precisamos aprender.


Obs.: Todo profissional da Saúde, em sua grade curricular, deve ter as disciplinas de Anatomia, Fisiologia e Primeiros Socorros. Portanto, é seu DEVER prestar os primeiros socorros em uma situação que os exija, não prestá-los caracteriza a OMISSÃO DE SOCORRO, passível de processo judicial contra esse profissional.
Independente de punições que possam advir, como você viveria com o estigma de um erro fatal ? Saber, nem que seja só você, que ao tentar salvar uma vida você acabou matando uma pessoa ?

O bom profissional é aquele que tem uma base sólida e nunca para de aprender porque o aprendizado é para a vida toda, enquanto estamos vivos temos que estar aprendendo, independente da nossa idade. É preciso revisar as bases de conhecimento e pesquisar constantemente para poder estar sempre atualizado.
Hoje em dia, isso é fácil: temos o cérebro do mundo ao nosso alcance, motores de pesquisa como o Google nos dão um leque muito extenso de informações. Basta ter bom senso e filtrar as informações idôneas.
Isso vale não só para estudantes, mas também para professores que não se atualizem constantemente.



Seguidores

Clique no botão +1