BLOG LABORATÓRIO DE ANATOMIA - O MELHOR DA ANATOMIA ESTÁ AQUI!

Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia Laboratório de Anatomia

TRADUTOR

13.3.12

Anatomia - O Melhor da Anatomia


Matéria editada em: 19/08/2016




O Blog Laboratório de Anatomia surgiu em 2008 com o objetivo de facilitar o estudo da disciplina de Anatomia Humana. Eu desenvolvi apostilas, tutoriais e jogos e os postei no blog para que estudantes e professores  pudessem ter, em língua portuguesa, uma alternativa gratuita e atualizada  sobre Anatomia. Na época nenhum site disponibilizava textos ou imagens gratuitamente, você tinha que pagar para poder visualizar uma apostila ou uma apresentação de "slides" que, na maioria das vezes, era material desatualizado e até mesmo com erros absurdos.
Aprendi durante muitos anos de estudo de Anatomia que não existe Dr. que não cometa uma gafe. Qualquer um pode errar, porém só os Grandes admitem seus erros e os corrigem rapidamente para não prejudicar seus alunos.

Este Blog é dedicado a dois ícones da Anatomia Humana no Brasil :
Profª. Drª. Djanira Aparecida da Luz Veronez
e Me. Érick Watanabe
Eles, com seus exemplos de disciplina, ética e qualidade no ensino da Anatomia fizeram com que eu me apaixonasse por essa disciplina maravilhosa. Espero que, como eles, meu Blog desperte em muitos estudantes esse amor pelo conhecimento sobre o corpo humano.

Muito obrigado aos professores com quem tenho trabalhado e que muito me ensinam diariamente.Em especial aos professores: Me. Prof. Hélio Más, Prof. JR Guidetti, Prof. Paulo, Prof. Antonio, Profª Marion Vecina, Profª Denise, Profª Daniela, Prof. Hélder, Prof. Antero entre outros que não citei mas que não deixaram de contribuir com meu aprendizado.
Muito obrigado às almas daqueles que nos deixam desvendar os segredos de seus corpos. Que estejam ao lado de Deus desfrutando da glória de poderem ensinar mesmo depois de mortos.
Muito obrigado a vocês estudantes, que com suas dúvidas têm me ensinado muito e que fizeram deste blog O Melhor da Anatomia!

Arnaldo Fernandes da Silva
Blog Laboratório de Anatomia





Antes de iniciar a abordagem sobre os conceitos básicos da anatomia humana, eu gostaria de ressaltar a importância dessa disciplina na formação do profissional da área da Saúde.
Sendo a Anatomia uma disciplina de base é de bom senso deduzir que sua importância seja fundamental para o aprendizado de outras disciplinas correlacionadas.

O  aprendizado eficiente, em qualquer disciplina, depende basicamente do interesse do aluno. Não é possível aprender nada se não houver interesse pelo que se aprende. Nenhum Mestre ou Doutor  será capaz de incutir informação em uma mente dispersa e sem interesse.
Conhecer os detalhes do corpo , sede da consciência,  do ser mais evoluído deste planeta não é tarefa fácil, mas o sentimento de satisfação que nos invade ao absorvermos gradativamente a compreensão do que somos e como somos é muito gratificante. Quanto mais se aprende, descobrimos que muito mais ainda precisamos aprender.


Obs.: Todo profissional da Saúde, em sua grade curricular, deve ter as disciplinas de Anatomia, Fisiologia e Primeiros Socorros. Portanto, é seu DEVER prestar os primeiros socorros em uma situação que os exija, não prestá-los caracteriza a OMISSÃO DE SOCORRO, passível de processo judicial contra esse profissional.
Independente de punições que possam advir, como você viveria com o estigma de um erro fatal ? Saber, nem que seja só você, que ao tentar salvar uma vida você acabou matando uma pessoa ?

O bom profissional é aquele que tem uma base sólida e nunca para de aprender porque o aprendizado é para a vida toda, enquanto estamos vivos temos que estar aprendendo, independente da nossa idade. É preciso revisar as bases de conhecimento e pesquisar constantemente para poder estar sempre atualizado.
Hoje em dia, isso é fácil: temos o cérebro do mundo ao nosso alcance, motores de pesquisa como o Google nos dão um leque muito extenso de informações. Basta ter bom senso e filtrar as informações idôneas.
Isso vale não só para estudantes, mas também para professores que não se atualizem constantemente.



31 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho.
    muitos estudantes tem a te agrdecer pela grande ajuda que voce esta nos dando...OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog, me ajudou e ainda me ajuda muito na faculdade. Muito obrigada. =)

    ResponderExcluir
  3. parabens, fiz questao de comentar aqui o blog tem tudo o que eu preciso, o que nao sabia agora eu sei graças ao blog, continuem assim!

    ResponderExcluir
  4. ah eu precisava arepnder também um pouco mais sobre a pele, é meio complicado também pena que eu nao achei aqui, mais continua de parabens seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho , estou com muita dificuldade em anatomia e quero resolver isso não apenas pela faculdade e sim pela responsabilidade que tenho como estudante na área de saúde . Espero sugar todas as informações aqui citadas e agradeço antecipadamente pelo material disponibilizado.

    ResponderExcluir
  6. O Blog é especialmente querido, conheci no primeiro semestre da faculdade e fui com ele ate o final.
    Hj passei por uriosidade para ver as novidades.
    Peninha ainda nao estar disponivel as apostilas faltantes referente aos sistemas.

    grande abraço e que Deus o ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  7. Indiscutivelmente seria um disparate acessar este blog e não comentar da extrema importância e auxílio a nós prestados pelos conteúdos aqui postados além de parabenizá-lo pela inenarrável capacidade de dispor de seu tempo para compartilhar seu conhecimento com todos aqueles que estudam anatomia.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. muito bom mesmo adorei estudar por aqui os jogs são bem divertidos e nos ajuda a fixar os termos que são bem difíceis, muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Desculpem-me pela demora em postar mais conteúdo, esbarro na falta de tempo, material com direitos autorais protegidos e tantos outros entrames que dificultam meu trabalho aqui.
    Todo o conteúdo dos blogs é livre para cópia e redistribuição e isso incomoda muitos autores e editoras que visam somente obter lucro. Estou fazendo o possível para transmitir o máximo de conhecimento sobre a anatomia humana usando material não pirateado. Trabalho nisso sozinho, nunca tive a colaboração de ninguém na pesquisa,desenvolvimento,revisão e atualização do conteúdo dos blogs.
    Tenho um compromisso com a disciplina de Anatomia Humana, estou quebrando as pedras do caminho para que vocês não desistam de aprender logo no primeiro tropeço. Algumas dessas pedras são grandes...demoro mais nessas.

    ResponderExcluir
  10. Caro Arnaldo, fiquei feliz ao me deparar com seu blog tão bem recheado de informações importantes para rpofissionais da saúde, seja de que área for, a minha é massoterapia, e me foi muitíssimo útil as apostilas. Parabéns pelo trabalho de divulgação. E, a propósito, eu divulguei pra toda turma de massoterapia do ICEP_DF, aqui em Brasília.

    ResponderExcluir
  11. Oi Arnaldo sou uma das alunas de Biomedicina que visitou o laboratório ontem; parabéns pelo seu blog e obrigada por ter nos recebido com tanta atenção!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!!! Adorei, estou em graduação em estética e cosmetologia e conhecendo o corpo humano e tenho a te dizer que este blog me ajudou muito a fixar a localização e os nomes dos músculos. Isso vai me ajudar muito nas provas práticas que são com indicação nas peças e que nos deixa muito nervosa, mas com os exercícios, ficarei mais confiante!
    Muito obrigada e continue com este projeto!
    Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  13. Esse blog é bom, me surpreendeu! ^~

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela iniciativa de criar o blog, que me ajuda muito a compreender cotidianamente o complexo corpo humano. Parabéns por sua humildade. Sucesso.

    ResponderExcluir
  15. ola parabens pelo blog vcs muito tem ajudado em trabalhos e pesquisas,faço enfermagem(técnico)e gostaria de saber o endereço para visitar a exposição de corpos se possível,obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Meus parabéns a todos que fazem esse blog! tem um conteúdo completo. aprendi muito com o blog. valeu!

    ResponderExcluir
  17. Quando será postado sistema tegumentar,estou no aguardo.
    Grata Rosângela

    ResponderExcluir
  18. vc tb teria as apostilas de sistemas muscular e articular?

    ResponderExcluir
  19. sou estudante,do primeiro semestre do curso de enfermagem,parabens pois o melhor da anatomia nao e so melhor e espetacular!e tao maravilhoso que me sinto segura esudando por ele.Agora mais que nunca sei que to no caminho certo.Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Que show!

    Pedi para o Prof. Hélder uma indicação de onde poderia estudar melhor a metéria e ele indicou o blog!

    Realmente super completo e tenhoc erteza que vou melhorar muito com as dicas!

    Acabei de começar Nutrição. Espero e farei por onde de ser uma profissional acima da média me acabando de estudar e entender realmente tudo que me for apresentado!

    Muito obrigada,
    Liv

    ResponderExcluir
  21. exelente site se anato, é o melhor que conheço até o momento.

    parabens pela iniciativa, pois sou estudante de medicina !!

    ResponderExcluir
  22. Oi bom dia, gostaria de saber como adiquirir DVDs sobre anatomia completa com videos e tudo mais...

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Gosto muito do blog, ele me ajuda bastante nos estudos. Queria deixar uma ideia, vocês poderiam bolar um jogo de osteologia com a estrutura óssea, acidentes ósseos. Seria interessante. Valeu

    ResponderExcluir
  24. Sou técnica em enfermagem e estudante do primeiro período do curso de enfermagem na UDC em Foz Do Iguaçu- PR. Parabéns pelo site. Meu muito obrigada

    ResponderExcluir
  25. ESTE BLOG É PERFEITO NOTA 1000

    ResponderExcluir
  26. Este blgo tem valor imensurável pois contribui muito com a nossa formação. Vocês não tem apostila de sistema muscular para disponibilizar? Grata

    ResponderExcluir
  27. Como faço pra imprimir as apostilas?

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite,
    gostaria primeiramente de dizer que esse blog é tudo de bom, facilita muito a vida e ajuda bastante. e gostaria de saber também o seguinte: sobre as apostilas de tegumento comum, sistema linfático,órgãos dos sentidos, sistema articular e sistema muscular, gostaria de saber quando estarão disponíveis, pois estou precisando muuuuuito!!! Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto só tenho os tutoriais de músculos disponibilizados no Blog do Sistema Muscular,a apostila vai sair,mas até o momento só deu para fazer a capa.

      Excluir

PARTICIPE FAZENDO SEU COMENTÁRIO AQUI.

Seguidores

Clique no botão +1